sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CONSCIÊNCIA SITUACIONAL


Você sabe o que está se passando à sua volta?

Quem já não teve calafrios ao ver as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça? Como será que eles conseguem coordenar suas ações tão precisamente, em um contexto de tanto perigo? Na verdade, os pilotos usam para isto uma habilidade que todos nós temos, embora talvez não tão treinada.

Quer ver? Abra bem os olhos: você está consciente do que está lendo agora. Agora, sem olhar, lembre-se de algo que esteja atrás de você. Isto também é uma forma de consciência, de algo que você não está percebendo diretamente. 

A consciência que temos do contexto imediato e das coisas que são importantes, em um determinado momento, é chamada pelos pilotos de consciência situacional. Quanto mais o piloto tem noção de como está o ambiente à sua volta, maior é a sua consciência situacional. Isto inclui a posição atual e o curso da aeronave, os recursos disponíveis e a evolução de fatos que podem afetar as coisas mais tarde (por exemplo, o curso de outro avião próximo).

Se você é motorista, sabe que é fundamental ter ciência de onde está, para onde está indo e como irá chegar lá. Também avalia a evolução de fatos, como por exemplo o que farão (provavelmente) os pedestres e outros carros. Tudo isto e outras coisas fazem parte da consciência situacional dos bons motoristas. Diga você: quem terá mais consciência situacional, uma pessoa que dirige com os olhos fixos à frente ou alguém que de vez em quando olha os retrovisores?

Já de uma pessoa que está agindo de maneira "desastrada" podemos afirmar que está com a consciência situacional incompleta, isto é, ela não tem naquele momento noção completa do que há de relevante no contexto imediato.

Vale notar que a atenção da pessoa, para uma maior consciência situacional, deve estar no momento presente (veja ¿Preterizar, agorizar, futurizar?). Dirigir pensando nas coisas agradáveis que acontecerão no destino diminui as chances de chegar lá!

Portanto, expandir a consciência situacional aumenta diretamente a segurança física e psicológica, a objetividade e competência em geral. Para resumir, expande a inteligência. 

Virgílio Vasconcelos Vilela
Retirado originalmente do site Possibilidades

Nenhum comentário: